A terceirização (outsourcing) é o processo no qual uma empresa identifica uma parte do seu processo de negócio que poderia ser desenvolvido de maneira mais eficiente e/ou mais efetivamente por outra corporação, contratada para desenvolver esta parte do negócio. Assim, a primeira organização é liberada para se manter focada na função central do seu negócio.
A terceirização surgiu como resposta ao conhecido postulado que diz que não há empresa que seja realmente produtiva em todas suas atividades e, como é sabido, as empresas modernas têm muitos campos de atividade nos quais é realmente difícil alcançar altos desempenhos por si mesmas.
Terceirizar um serviço é uma prática que, tem crescido nos últimos anos e se expandiu, incialmente com sucesso, para atividades periféricas (transporte, manutenção, limpeza, apoio administrativo) passando a ser aplicada também a setores mais importantes como design, manufatura, marketing, sistemas de informação e distribuição. Uma razão frequente para explicar este crescimento é a desvantagem que a estratégia do “fazer” tem em um ambiente de rápidas mudanças dos mercados e das tecnologias. Neste tipo de ambiente (de ligeiras mudanças) a flexibilidade e a capacidade de adaptação rápida perdem-se quando as atividades são feitas “em casa”.
Destacam-se como motivos mais importantes para a terceirização:
- Fazer uma organização mais competitiva;
- obter uma redução de custos;
- acesso a recursos especiais;
- estimular o espírito empreendedor de pequenas organizações.
Pode-se citar como potenciais benefícios da terceirização:
- enfoque renovado do negócio base;
- redução de riscos por confiar no trabalho do especialista contratado;
- melhoria dos níveis de serviços, habilidades e projetos;
- absorção de novas tecnologias; administração da volatilidade dos custos através da engenharia financeira;
- clientes mais satisfeitos com processos otimizados que não são parte da cultura ou da experiência da empresa;
- visibilidade total da contabilidade e do desempenho do processo do negócio;
- capacidade de recompensar os trabalhadores com oportunidades de carreira em uma companhia especializada.
Amplamente usada no Brasil, a terceirização pode livrar a empresa de perder tempo com atividades acessórias e se concentrar no seu objetivo principal. Pesquisa do Centro Nacional de Modernização (Cenam), de 2005, feita com mais de 2 mil empresas de todo o País, sendo 40% delas pequenas e médias, revela que 86% contratam ou já contrataram serviços terceirizados.
Diante dessa realidade, com uma proposta calcada na parceria com seus Clientes e com um quadro técnico-administrativo de excelência e qualidade, a GDR se apresenta como uma alternativa que possibilita a viabilização do seu negócio ou projeto, pois sua contribuição vai além de simples prestadora de serviços, oferecendo soluções customizadas com serviços de acordo com a sua necessidade e na medida certa.